Entenda como funciona a área de assessoria trabalhista

assessoria trabalhista

Para que o empresário possa administrar melhor sua empresa de forma segura, é essencial a contratação de uma assessoria trabalhista. Contar com profissionais especializados para tomar decisões de forma segura ajuda a evitar os passivos silenciosos, além disso, o empresário consegue manter a boa organização do seu negócio mantendo uma boa qualidade econômica e financeira. A assessoria trabalhista é um serviço prestado por um escritório de advocacia, que geralmente oferece total acompanhamento das atividades da empresa, prevenindo dessa maneira problemas jurídicos que podem prejudicar o bom desempenho da empresa.

Dentro da assessoria trabalhista é feita uma consultoria preventiva, e se for necessário, também é realizada uma auditoria na empresa contratante. Com todos os dados levantados, de acordo com os procedimentos internos da empresa, o advogado consegue ter uma visão clara sobre o que acontece em cada um dos processos trabalhistas da empresa, caso a mesma tenha. Se algo estiver fora da lei vigente, a assessoria trabalhista, por meio de um advogado, consegue encontrar e definir alternativas para regularizar a situação e as pendências junto aos órgãos do governo.

O principal objetivo da assessoria trabalhista é prevenir processos diante o Poder Judiciário. O advogado irá buscar formas e procedimentos legais para poder diminuir os riscos de autuações do Ministério do Trabalho ou de processos trabalhistas que podem levar á condenações judiciais. É por esse motivo que ter uma assessoria trabalhista traz muitas vantagens para a empresa, pois além da consultoria preventiva, a empresa tem mais segurança e confiança em todos os procedimentos trabalhistas que ocorrem dentro da empresa. Essa segurança é transmitida para os funcionários, pois dessa maneira passam a notar a preocupação da empresa em andar conforme a lei, garantindo os direitos dos seus colaboradores.

Outro benefício de uma boa assessoria trabalhista é que ao fazer o acompanhamento e controle dos processos judiciais já existentes contra a empresa, ela ainda auxilia a realizar o levantamento de todos os processos junto à Justiça do Trabalho, dando soluções rápidas e eficientes para cada um desses processos, evitando eventuais condenações. Além disso, a assessoria trabalhista realiza o devido acompanhamento processual para que prazos não sejam perdidos e assim reduz, ou até mesmo evita gastos altos e desnecessários no curso dos processos. Outros acompanhamentos que fazem parte da assessoria trabalhista são: controle da folha de pagamento, incluindo atrasos, horas extras e adicionais, controle de férias e 13º salário, elaboração de contrato de experiência, registro de funcionários, enquadramento sindical, encargos trabalhistas (FGTS e INSS) e orientações sobre legislação trabalhista (CLT).

A empresa que conta com uma assessoria trabalhista tem seus padrões mantidos dentro das devidas lei, além de ser encarada com maior seriedade e respeito pelos funcionários. O nosso escritório de advocacia Rocha & Mouta, por exemplo, atua nessa esfera do Direito. Nossos profissionais estão totalmente preparados para orientar e esclarecer quaisquer dúvidas sobre assessoria trabalhista. Nosso escritório também atua em outros campos jurídicos, por isso, se quiser saber mais sobre nossas áreas de atuação e suas particularidades, entre em contato conosco e também continue acompanhando nossas postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *