Um dos princípios mais importantes da LGPD é a transparência, sem ela é impossível implementar um programa de adequação à Lei.
Como um princípio chave para estar em conformidade com a LGPD, a transparência se reflete em dar às pessoas as informações e o acesso aos seus dados.
As empresas terão que considerar a privacidade de seus funcionários e clientes, além de adequarem seus sistemas e processos a essa nova cultura para estarem em compliance.
Uns dos principais desafios da adequação é garantir que os titulares dos dados obtenham as informações necessárias com relação a possibilidade de acesso, correção, portabilidade, bloqueio e eliminação dos dados.
Apesar dos desafios trazidos pela Lei, ela cria a possibilidade das empresas estreitarem sua relação com os consumidores.
A privacidade de dados é algo que deve ser levando em consideração desde a constituição da empresa e o empresário que acredita tratar-se de algo passageiro está completamente enganado.
Quando o empresário deixa de lado o cuidado com a privacidade de dados, além de correr o risco de sofrer as sanções estabelecidas na Lei, ele coloca em risco o futuro da empresa como um todo.
Texto elaborado por @simonebevandick, Simone Leme Bevandick advogada especialista na adequação da LGPD.