O foco da LGPD não é somente garantir os direitos dos consumidores, mas também aprimorar as atividades das empresas.
É importante destacar os benefícios da Lei.
Mais confiança – Quando os clientes têm a escolha de permitir ou não permitir o uso dos seus dados, eles se sentem mais protegidos e confiam mais na empresa.
Portanto, se o uso dos dados for permitido, saber exatamente para que finalidade eles serão usados também contribui para a construção de um relacionamento mais transparente.
Alinhamento mundial – A aplicação da LGPD no Brasil segue uma tendência mundial de maior proteção aos dados pessoais coletados na internet.
As empresas que adotam as novas práticas estão seguindo padrões internacionais. Assim, o Brasil está se consolidando como um país seguro para negócios virtuais.
Processos seguros – A LGPD demanda que as empresas adotem processos mais seguros quando estão lidando com informações de terceiros.
Quando um gestor adapta o fluxo de trabalho para corresponder aos novos padrões, ele está cuidando da segurança dos seus próprios clientes.
Produtividade – O volume de dados coletados pode diminuir, mas isso não é necessariamente ruim.
Uma empresa que foca nos consumidores mais propensos a fechar negócio, otimiza suas estratégias e economiza tempo e dinheiro.
Texto elaborado pela Dra. Simone Leme Bevandick, @simonebevandick, advogada especialista na adequação de empresas à Lei Geral de Proteção de Dados.