NÃO FIZ O EMPRESTIMO E ESTA SENDO DESCONTADO – O QUE FAZER:
Recentemente tem sido muito comum a contratação de empréstimos consignados de forma fraudulenta – isto é – o aposentado é surpreendido com um desconto no seu benefício derivado de um empréstimo que nunca realizou.
Como podemos cancelar esse empréstimo?
Entre no Site do Consimor.gov. – www.consumidor.gov.br
Tenha em mãos os seguintes documentos: o número do seu benefício (aposentadoria ou pensão); Extrato do seu banco e extrato dos empréstimos que você consegue pegar no sistema do meu INSS; Nome do Banco em que foi realizado o empréstimo; número do contrato e o valor total do empréstimo.
Faça seu cadastro no site do Consumidor.GOV preenchendo todas as informações necessárias para criar um Login e senha.
Após concordar com os termos de uso você irá digitar o nome da empresa a ser pesquisada (digitar o nome do banco). Selecione o banco que fez o empréstimo indevido e você terá acesso a todos as reclamações contra esse banco, o total de casos finalizados e índices de satisfação.
Neste sistema você terá a opção de registrar uma nova reclamação sendo que aparecerá o item “relate o problema ‘. Neste tópico você será questionado se já procurou a empresa para solucionar o problema, bem como se você contratou o empréstimo.
No tópico seguinte selecione a área de atuação da empresa, (optando por serviços financeiros); o assunto (optando por crédito consignado/ cartão de crédito consignado) e também deve selecionar que cobrança de serviço/produto não contratado/ não reconhecido/ não solicitado.
Posteriormente você irá preencher
o número do benefício e o número do contrato do consignado. Neste momento você terá opção de ter acesso a modelos reclamações. Você poderá importar um modelo a ser preenchido, clicando em “importar”. Preencha todos os dados do seu caso e descreva seu pedido a empresa. Neste tópico você deve pedir que seja excluído o empréstimo feito irregularmente bem como a devolução dos valores pagos (descontados) com juros e correção.
No site você terá a possibilidade de anexar os documentos necessários para comprovar a sua solicitação, no item “adicionar arquivos”. É conveniente juntar os arquivos que comprovem o empréstimo, como por exemplo e extrato do banco e o extrato de consignados.
Em seguida será finalizada sua reclamação sendo que aparecerá o protocolo os dados da reclamação e o prazo para o banco responder.
Caso não haja a resposta ou sejam mantidos os descontos é conveniente buscar o auxílio de um advogado que possa ingressar com uma demanda judicial visando solucionar esta questão.