Por Valquíria Rocha Batista
A pandemia de COVID-19 tem causado sérios impactos econômicos no setor hoteleiro, com isso a rede hoteleira, em busca pela superação da crise e manutenção dos empregos, vem aplicando ações emergenciais por conta da propagação do coronavirus.
Diante disso, para que a rede hoteleira e seus empregados não sofram um impacto financeiro drástico, o Sindicato da categoria profissional – SINTHORESP, no último mês, firmou acordo do qual estabelece diversas medidas quepodem ser aplicadas no setor de bares, hotéis, restaurantes e similares.
Uma das medidas adotadas refere-se à redução da jornada de trabalho e salário de do mínimo 25% (vinte e cinco por cento), bem como a suspensão do contrato do contrato de trabalho temporariamente.
No caso de redução salarial e jornada de trabalho, o valor da contribuição assistencial e associativa também será reduzido, devendo esse reajuste ser proporcional a redução adotada pelo setor hoteleiro.
Note-se que essa é uma das medidas de preservação da rede hoteleira frente aos seus empregados, considerandoque as suas atividades estão suspensas.