Entenda como funciona o processo de revisão de aposentadoria

revisão de aposentadoria

A partir do presente artigo, entenda como funciona o processo de revisão de aposentadoria e desmistifique suas dúvidas.

O processo decorrente da revisão de aposentadoria é um dos ramos pertencentes ao direito previdenciário que mais exigem atenção.

Podemos justificar essa afirmação a partir da constatação de inúmeros erros cometidos por parte do INSS na hora de acertar os benefícios da aposentadoria.

Grande parte dos processos de aposentadoria apresenta algum tipo de inadvertência, seja pequena ou grave.

A partir dos fatos aqui presentes, surge a indagação: Mas afinal, como funciona uma revisão de aposentadoria?

Processo de revisão de aposentadoria

Primeiro, se houver o desejo de rever o seu processo de aposentaria, faz-se necessário a contratação de advogado de confiança, que seja da área do direito previdenciário (profissional adequado para guiar a revisão).

Acordado os trâmites acima, a revisão da aposentadoria se dá através de um processo judicial que, com sucesso, fará sua aposentadoria ter o valor aumentado.

O aumento substancial do valor de aposentaria pode ocorrer em consequência de vários motivos: seja por algum erro do INSS, ou do próprio beneficiário que não apresentou todos os documentos corretos na hora de se aposentar.

O advogado responsável pelo caso deve conscientizar o cliente acerca dos diversos documentos necessários para realização da revisão, e após ter todos em mãos, a ação começará a ser protocolada no judiciário.

É preciso ter paciência, já que esse processo demanda tempo, e alguns podem demorar anos antes de chegar ao veredito.

Notoriamente quanto mais organizado o processo, mais razoavelmente rápido se dará o andamento, podendo ser resolvido em cerca de 6 ou 7 meses (por isso a importância de contratar um bom profissional da área).

Considerando que o cliente tenha ganho de causa e seja beneficiado com um aumento considerável em sua aposentadoria, receberá também os chamados retroativos, ou seja, todo o dinheiro “atrasado” que deveria ter recebido antes da revisão, e mediante o ocorrido será depositado de uma só vez.

Se o cliente estivesse aposentado há 5 anos, com salário aposentadoria no valor de mil reais por mês, e após a revisão esse valor passasse a ser de R$1.200 reais, a diferença (duzentos reais) multiplicada pelos últimos cinco anos seria depositada na conta de uma só vez (cerca de R$12.000 reais, nesse exemplo).

O grande revés existente na área do direito previdenciário, e problema que deve ser combatido, é a relutância dos aposentados em dar início a esse processo.

Sendo um direito do beneficiário, e com advogados capacitados cuidando do caso, é incoerente deixar de pedir a revisão.

Conte com o Rocha & Mouta para fazer a revisão da sua aposentadoria!

O Rocha & Mouta Advogados conta com profissionais capacitados para atender da melhor forma as necessidades de todos os seus clientes, além de atuar nas mais diversas áreas do direito, com prestação de serviços de extrema qualidade.

Por atuar em assessoria jurídica e administrativa, o escritório procura sempre orientar com soluções objetivas e muito eficazes, priorizando a excelência e, acima de tudo, a ética.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.