Por Flávia Garcia Iamatou
No dia 25 de maio assisti ao debate no Roda Viva, cujo entrevistado Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores, comentou sobre as 3 grandes crises atuais: Saúde, econômica e política.
Diante de um cenário de pandemia, o processo da mudança foi, sem dúvida, acelerado. O mundo todo foi forçado a sair da inércia, seja para entender a gravidade no setor da saúde, movimentar os familiares (principalmente aqueles do grupo de risco), ou para se reinventar e se adaptar à nova realidade e novas metodologias de trabalho em meio de tantas incertezas. Um cenário onde empresas mais resistentes ao home office, agora são aderentes para manter ativas as suas atividades.
Após algumas aulas da professora Cintia Fornazari, surge a reflexão: Com a chegada desta grande mudança, quantos de nós sentimos medo, desconfianças, indecisões? Afinal, as relações de trabalho, relações interpessoais, econômicas (seja entre o meio de negócio e seu consumidor, ou entre Estados) e políticas mudaram.
Então, o que fazer?
O tempo pode ser o seu maior aliado, mas também o seu pior inimigo. Gerir o seu tempo é organizar a agenda, as prioridades, é colocar limites para então executar as devidas funções. É reorganizar a sua vida!
Cada indivíduo encontra-se em uma fase diferente dentro do processo da mudança e cabe a cada um de nós geri-las da melhor forma possível, buscando desapegar daquilo que não te faz bem, do que consome seu tempo e sua energia desnecessariamente. Então, tome consciência das situações, se adapte, se reinvente e então aceite pois, como diria Almir Sater “é preciso a chuva para florir”.
O “novo normal” já chegou.
CURRÍCULO:
Flávia Garcia Iamatou,
Internacionalista, especialista em consultoria tributária para expatriados e mobilidade global. Em 2019 iniciou uma jornada em sua especialização voltada para Gestão de Projetos pelo Insper.