LGPD: O que o RH precisa saber.

O RH é um departamento que trabalha, essencialmente, com dados. Desde o momento em que uma pessoa se candidata para uma vaga, o setor já está coletando dados pessoais.

Por conta disso, a chegada das novas regras promoveu adaptações importantes para o departamento, que precisa garantir a segurança das informações, promover a transparência e ter a autorização/ciência dos titulares para a coleta e tratamento de dados de candidatos e colaboradores. Assim sendo, é importante que os profissionais da área estejam atentos às adequações que precisam ser realizadas.      Os dados coletados devem ser tratados com total responsabilidade, confidencialidade e segurança e só podem ser utilizados para a finalidade a que foram coletados.

Dessa forma, é fundamental que você colete apenas os dados essenciais para sua necessidade e que tenha objetivos legítimos que justifiquem a coleta, o uso e o armazenamento.

O primeiro passo é conhecer as exigências da norma que impactam a sua atividade e a sua empresa. Em seguida, trace um plano de ação para implementar as mudanças necessárias.

Lembre-se que a lei já está em vigor e a multa para quem descumprir pode prejudicar a saúde financeira e a reputação da empresa.

 

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