Síndrome de Bornout é um é um distúrbio psíquico causado pelos altos níveis de estresse e pelo estado emocional desequilibrado, desenvolvidos a partir de condições de trabalho desgastantes.
Isso quer dizer em outras palavras que a síndrome de Burnout é causada por exaustão extrema (física ou mental) e estresse, e a principal causa da doença é o esgotamento profissional, ou seja, o excesso de trabalho.
Os principais sinais causados são: ansiedade, depressão, alteração de humor, negatividade constante, dificuldades de concentração, cansaço excessivo físico e mental.
Importante esclarecer que a doença é diagnosticada por profissionais da saúde, como psiquiatras e psicólogos, após análise clínica, em geral o tratamento é feito com uso de medicamentos e terapia.
Outro aspecto importante que não podemos deixar de mencionar é que de acordo com a Organização Mundial da Saúde a Síndrome de Bornout passou a ser classificada como doença do trabalho, passando o empregado a ter os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários.
A melhor maneira de prevenir a síndrome de Burnout é evitar situações desgastantes no trabalho e praticar atividades que diminuam o estresse.
Lembre-se que o desenvolvimento da síndrome está associado a esgotamento físico e mental, e condutas mais saudáveis contribuem para evitar a progressão do distúrbio.