Redes Sociais e LGPD: a influência no modelo de negócio

O documentário “O Dilema das Redes” provocou  grande debate sobre a utilização de dados pessoais e o próprio modelo de negócio desenvolvido pelas redes sociais.⠀

Os temas são analisados por meio de entrevistas com altos funcionários e cocriadores das maiores redes sociais do mundo. O perfil dos entrevistados confere credibilidade à análise e representa mea culpa pelo que chegam a chamar de risco civilizatório.⠀

O modelo de monetização das grandes redes é sintetizado por uma frase marcante ao longo do filme. “Se você não paga pelo produto, você é o produto”, reproduzida por Tristan Harris, sintetiza um modelo de negócio baseado na monetização de dados de usuários, que, em contrapartida, possuem acesso gratuito às ferramentas digitais.⠀

Neste sentido, a Lei Geral de Proteção de Dados trouxe uma maior proteção às informações pessoais de usuários, regulamentando seu tratamento e prevenindo eventuais abusos. ⠀O primeiro impacto da nova legislação já é perceptível quando o usuário autoriza a utilização de seus dados. Os termos de uso pouco claros ou genéricos serão considerados nulos. Assim, os aspectos relativos à utilização de dados deverão ter consentimento específico, destacado dos demais termos de utilização da plataforma. Já o armazenamento e tratamento de dados sensíveis deverão ser informados separadamente dos demais e é vedado o compartilhamento com outros controladores.⠀

A discussão é enorme e ainda vai longe. São milhares de dados percorrendo a rede em segundos. O que você pode fazer, por enquanto, é prestar atenção ao que posta e para quem posta e ainda mais importante, prestar atenção às páginas que visita e os dados que compartilha com elas. Fique de olho. ⠀
(Fonte: https://n8qhg.app.goo.gl/BKJG )

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