REFORMA DA PREVIDÊNCIA – por Marina Gois Mouta

Com as notícias da reforma da Previdência Social anunciada pelo atual Governo, muitos segurados estão buscando profissionais especialistas na área do direito previdenciário para saber sua real situação.

Neste momento de total incerteza quanto a reforma, muitos segurados estão buscando as agências do INSS,  requerendo a aposentadoria com um valor bem inferior. Tudo isso com o intuito de não serem prejudicados com a reforma.

A falta de informação está fazendo com que muitos segurados percam dinheiro com essa aposentadoria antecipada.

Entendemos essa angustia de muitos brasileiros, mas antes de qualquer coisa todos os segurados que estão em via de aposentadoria devem calmamente buscar entender qual a sua real situação.

Primeiramente é de extrema importância que o trabalhador tenha conhecimento de quanto tempo de contribuição efetivamente possui.

Atualmente o tempo de contribuição pode ser calculado no site da Previdência Social (INSS) bem como o valor da aposentadoria. – (http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao/)

Para o cálculo do valor da Aposentadoria se faz necessário ter em mãos todos os salários de julho de 1994 até a presente data.

Estas informações estão no documento chamado CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) que é fornecido pelo INSS através do site da Previdência.

Para que seja possível a emissão deste documento se faz necessário retirar em uma das Agências do INSS uma senha de acesso para que seja possível fazer o cadastro de uma senha de uso pessoal para a impressão do CNIS.

Com o prévio conhecimento do tempo de contribuição e, sendo possível requerer a Aposentadoria de forma imediata o segurado da Previdência já tem direito adquirido, ou seja, mesmo se concretizando a reforma não haverá qualquer prejuízo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.